
WEBSIG DISASTER
Notas sobre origem dos dados e tipos de utilização aconselhadas
Resumo: Apresentação da localização espacial das ocorrências de Cheias/Inundações e Movimentos de Massa em Vertentes, a partir de fontes hemerográficas e ocorridos em Portugal Continental entre 1865 e 2010, que cumprem os critérios de ocorrência Disaster (local geograficamente identificável afectado por Cheia/Inundação ou por Movimento de Massa em Vertentes, com mortos, ou feridos, ou desaparecidos, ou evacuados ou desalojados, independentemente do número de afectados).
Propriedade da Informação: Equipa do projecto Disaster (Tema das Cheias/Inundações, Movimentos de Massa em Vertentes e Unidades Morfoestruturais), Instituto Geográfico Português (Temas derivados da CAOP, 2012: Portugal Continental,Nuts2, Nuts3, Distritos, Concelhos e Freguesias), Agência Portuguesa do Ambiente (Tema dos rios e das regiões hidrográficas), Instituto Geográfico do Exército (Tema do Modelo Digital de Terreno), Instituto Nacional de Estatística (Tema da Densidade Populacional em 2011: Resultados Preliminares dos Censos 2011).
Cuidados na utilização da informação: A equipa Disaster desaconselha em absoluto a utilização dos dados relativos às ocorrências Disaster de Cheias/Inundações e Movimentos de Massa em Vertentes para fazer modelação/avaliação de susceptibilidade ou perigosidade. Eventualmente os dados poderão ser utilizados na validação de modelos de avaliação da susceptibilidade ou perigosidade.
Citação da informação: Equipa DISASTER (2012). Web-SIG DISASTER. DISASTER - Desastres naturais de origem hidro-geomorfológica em Portugal: base de dados SIG para apoio à decisão no ordenamento do território e planeamento de emergência (FCT - PTDC/CS-GEO/103231/2008).
Software WEB-SIG: ArcGIS online.
Detalhes da informação: Versão de 16 de Março de 2017, Equipa Disaster, IGOT-CEG, Universidade de Lisboa.
|